Foto: José Cruz/Agência Brasil
Esta semana diversos veículos de comunicação repercurtiram a informação de que o governador do estado, Wilson Witzel, colocou em seu currículo um doutorado com intercâmbio na universidade norte-americana de Harvad, sem tê-lo feito. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Witzel colocou em seu currículo Lattes – plataforma na qual alunos e pesquisadores listam dados da carreira – que, em 2015, iniciou um doutorado em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (UFF), com um período de intercâmbio em Harvard. Witzel, no entanto, nunca cursou a universidade americana e, segundo a UFF, onde ele é doutorando, não se inscreveu para concorrer à bolsa para estudar em Harvard.

Em nota, Governo do RJ diz que Witzel 'incluiu a possibilidade de aprofundar os estudos em Harvard' em um doutorado 'sanduíche', e que candidatura interrompeu planos.

O deputado estadual Renan Ferreirinha, graduado em Ciências Políticas e Economia em Havard, aproveitou para alfinetar o governador e afirmou que "nunca o viu no campus".

"Em quatro anos em Harvard, nunca vi o governador no campus e não tive notícias que estudou lá. Não há diferença entre mentira e mentirinha. Ambas são reprováveis. Quando feita por um representante eleito do povo, ainda pior.  O governador, desconhecido antes das eleições, foi eleito defendendo a ética e a moralidade. Agora, coloca isso em xeque. Já pensou se todos os cidadãos fizessem o mesmo e resolvessem contar uma mentirinha para parecerem ser o que não são? Infelizmente, foi o que o governador fez. Lamentável", escreveu o deputado.