Foto: Reprodução/Facebook
A esposa do prefeito de São Gonçalo, Eliane Nanci, que também é chefe de gabinete, assumiu a propaganda política da campanha do marido, José Luiz Nanci, que é candidato à reeleição. Chamada de "Titia", agora Eliane mostra as realizações do governo que ajudou a construir e também manda algumas 'respostas' às críticas que o marido tem sofrido - coisa que o próprio prefeito quase nunca fez. A primeira delas foi em relação aos R$90 milhões "doados" pelas prefeituras de Niterói e Maricá para o hospital de campanha em São Gonçalo, dinheiro que nunca saiu da promessa.

Ou seja, além de tentar alavancar a campanha do marido, ela também vai atuar como sua defensora.

A estratégia é positiva e pode surtir efeito. 

É positiva porque Eliane é muito mais carismática que o seu marido, o prefeito José Luiz Nanci, além de conseguir falar mais fluidamente e de forma mais natural. No programa eleitoral da televisão o prefeito parece muito mecânico e sem intimidade com as câmeras, o que não é uma novidade para quem o conhece. Um discurso morno que não consegue engajar o eleitor que assiste na hora do almoço e mitigar a resistência daqueles mais críticos que sabem bem o que aconteceu ao longo dos quatro anos de governo. 

E pode surtir efeito porque, sendo Eliane mais carismática e conseguindo falar muito melhor que seu marido, pode convencer o eleitor menos crítico e até mudar a opinião daqueles que têm uma maior resistência. 

É uma estratégia positiva dos organizadores da campanha de Nanci, que realmente assumiram que o prefeito não tem carisma e não vai conseguir convencer, sozinho, aparecendo na propaganda. De certa forma, o próprio prefeito já assumiu isso também. 

Em 2017, Eliane assumiu o governo sendo a principal força da prefeitura de São Gonçalo na gestão Nanci ao longo dos últimos anos. Indicou secretários, chefiou reuniões e controlou de perto a prefeitura da cidade, recebendo o apelido de "Dama de Ferro". Agora, em 2020, assume também a campanha de reeleição do marido. 

Por que não é ela a candidata a prefeita?